Proposta curricular

A proposta curricular do COIN segue orientações dos parâmetros Curriculares Nacionais.

Educação Infantil

Esta estruturado em áreas de estimulação e desenvolvidas sob a forma de atividades, obedecendo aos princípios da graduação, continuidade e equilíbrio, observados principalmente as percepções sensoriais das crianças.

O COIN oferece à criança um ambiente rico de espaços possibilitadores de descobertas, ativo, dinâmico, prazerosos e acima de tudo afetuoso, pois trabalha com número de vagas reduzidas para que possa dar maior atenção aos seus alunos e estes possam agir e construir seus valores de forma mais segura, ou seja:

Explorar ativamente todos os sentidos;

Descobrir relações por meio de experiências concretas;

Manipular, e combinar materiais num processo de descobertas;

Utilizar os grandes músculos;

Uso da imaginação, à frente do conhecimento.

Áreas de Estimulação

1. a) Comunicação, expressão e representação;
  2. b) Introdução a lógica natural e atividades pré-numéricas;
  3. c) Natureza e Cultura;
  4. d) Artes Visuais;
  5. e) Movimento / Psicomotricidade.

O Material COC

O COC dispõe seu material em Livro de Linguagens de Expressão (bimestral), descobrir é divertido (semestral), Projetos Culturais e Socias (anual) e para aprender mais – atividades de fixação (bimestral).

Ensino Fundamental

De acordo com a lei Federal 9394/96 visa formação integral com ênfase ao domínio da Língua Portuguesa com expressão  da cultura nacional, leitura escrita e cálculos.

De caráter cognitivo e interacionista, o plano curricular visa desenvolver no aluno habilidades, competências, através de atividades e valores preparando-o para que seja capaz de assimilar conceituações e aplica-las no seu cotidiano.

Língua Portuguesa: ampliar seu conhecimento e domínio sobre a língua, ler, escrever e interpretar conforme seus propósitos e demandes sociais, refletir as variedades linguisticas;

História: será desenvolvida a partir de tema que possibilitem  a reflexão, estabelecendo relações entre os diversos períodos temporais e refletir sobre os diversos aspectos da realidade da história humana articulando tempo / processo / diversidade / sociedade.

Geografia: conceito de espaço geográfico relacionado com a dinâmica da sociedade e da natureza e a ação do homem na transformação desses espaços.

Ciências: desenvolver a capacidade de observação e investigação no que diz respeito a matéria, energia e suas transformações resultantes da ação integrada dos determinantes físicos, químicos, biológicos, tecnológicos, econômicos e culturais.

Matemática: contextualiza-la com problemas existentes no cotidiano. A matemática é desenvolvida de forma mais ordenada e baseada sempre em níveis crescentes de dificuldade. Problemas serão obstáculos que os alunos deverão aprender a enfrentar e ultrapassar.

Educação Física: busca oferecer ao aluno uma visão de corpo, das práticas corporais esportivas ou não sob perspectiva social interativa.

Artes: visa desenvolver o potencial criador de cada aluno, levando-o a adquirir uma linguagem própria.

Inglês/Espanhol: visa valorizar o conhecimento da língua estrangeira, como instrumento de comunicação universal. Inglês a partir do 1º ano e o Espanhol a partir do 4º.

Filosofia / Ciências Sociais (área de formação – valores): discernir valores morais, os sentimentos e seu entendimento para favorecer as relações pessoais. Fortalecendo o ato de pensar e refletir sob suas próprias atitudes, favorecendo o auto – conhecimento e auto – disciplina.

Material do COC

O sistema COC de ensino é estruturado por eixos temáticos. Estudos comprovam que a interdisciplinariedade e a contextualização dos conteúdos colaboram de forma decisiva para a motivação eo entendimento, elementos fundamentais para que ocorra a aprendizagem e se construa o conhecimento. O sistema COC de ensino desenvolveu um trabalho pioneiro ao organizar o conteúdo das disciplinas em torno de eixos temáticos.

Essa forma de trabalhar com os conteúdos respeita a tradicional divisão  das disciplinas  e a programação vertical seriada e torna-se um elemento facilitador, resultando uma ferramenta poderosa que possibilita a apreensão e a fixação de conteúdos com mais foco.

O material é anual e esta dividido em quatro remessas, e a programação está distribuída ao longo de 30 semanas, sendo 9 semanas para 1ª remessa, 8 para a 2ª, 7 para a 3ª e 6 para a 4ª. A teoria está em separado da aplicação, mas no mesmo livro.

Ensino Médio

Todo o conteúdo programático do Ensino Médio é trabalhado nas duas primeiras séries. Pra melhor organização o curso, os conteúdos progarmados de todas as disciplinas são organizados em setores e distribuídos em módulos. Cada módulo inclui um completo desenvolvimento da teoria, exemplos resolvidos e um conjunto de exercícios propostos que se destinam à aplicação em sala de aula e também na fixação nas tarefas de casa.

Características principais do material

*Trabalho por eixos temáticos;