Normas

E-mail Imprimir

 

Missão COIN

Disponibilizar soluções educacionais, formando e informando o educando com utilização de metodologias integradas atuais, visando despertar competências, habilidades e valores individuais em prol da coletividade”.

 

VISÃO

Ser uma escola reconhecida na busca permanente de excelência em seu sistema de educação fundamentada em princípios éticos, morais e sociais, com ampla participação no contexto educacional.

 

Circular nº 01 – 2017

 

Ref. Normas Gerais

Srs. Responsáveis por nossos alunos,

Sejam bem vindos ao Colégio Interativo – COIN/COC ­­­­­­­­- PINDA

Ao matricular ou rematricular seu filho em nosso Colégio os senhores passam a membros ativos deste estabelecimento de ensino.

Precisamos sempre trabalhar juntos – ESCOLA x FAMÍLIA.

O COIN conta com profissionais habilitados e preparados desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e curso Pró-ENEM.

Acreditamos que o respeito, o carinho e responsabilidade são fatores primordiais na preparação do aluno para um amadurecimento pleno.

Conscientes de que educar é orientar a criança e o jovem com base na razão e nos valores humanos de uma sociedade em constantes transformações, estamos muito agradecidos e honrados com a escolha de nosso Colégio para ajudar seu filho a avançar no seu desenvolvimento.

Desta forma, relacionamos a seguir algumas instruções importantes que deverão ser observadas e seguidas pelos Srs. Pais e responsáveis para que possamos cumprir da melhor forma nossos objetivos.

 

*         DOS HORÁRIOS

INÍCIO DAS AULAS:

 

EDUCAÇÃO INFANTIL: 30/01/2017 a 03/02/2017 – PERÍODO DE ADAPTAÇÃO:

 

v 2ª e 3ª feiras   ► 13h às 15h

v 4ª e 5ª feiras   ► 13h às 16h

v 6ª feira            ► 13h às 17h

 

ENSINO FUNDAMENTAL I e II: dia 30 de JANEIRO de 2017.

ENSINO MÉDIO: 30 de JANEIRO de 2017.

 

Manhã:

v Ensino Fundamental II   ►   7h10min às 12h00

v Ensino Médio                ►   7h10min às 12h30min

 

Tarde:

v Educação Infantil           ►  13h00 às 17h00

v Ensino Fundamenta I     ►   13h00 às 17h10min

 

Os horários deverão ser obedecidos rigorosamente para não haver prejuízo das atividades escolares e para nossa segurança.

Haverá tolerância de 15 minutos. Após os 15 minutos de tolerância na saída serão cobrados R$ 3,00 a hora. Alunos com três atrasos não poderão assistir mais a 1ª aula (Fund II e Médio).

Em caso de saída do aluno antes do horário normal, deverá ser anotado na agenda do aluno.

O aluno não deverá sair antes do término das aulas, a não ser em casos especiais, avisando com antecedência, escrito na agenda.

O aluno só será entregue ao responsável, ou a quem estiver autorizado por escrito na agenda escolar, que será nosso veículo de comunicação, devendo acompanhar o aluno e ser verificado pelos pais todos os dias.

Na entrada e saída de portão pedimos aos pais para evitar deixar objetos, valores, materiais, inclusive recados orais com o funcionário do portão.

 

*         DOS UNIFORMES:

                       

 

Os alunos deverão frequentar as aulas uniformizados. ALUNO SEM UNIFORME NÃO PODERÁ FREQUENTAR AS AULAS. O uniforme é a segurança do aluno principalmente quando em trânsito casa/ escola.

Os alunos (novos) terão 30 dias de tolerância para a confecção dos uniformes.

Após 01/03 os alunos que já estiverem na escola há mais de 20 dias, NÃO PODERÃO ENTRAR SEM UNIFORME.

Locais para compra dos uniformes:

- Confecção Gomes (em frente  à Comevap) tel: 3642-5144

- MM Confecções Rua Ladeira do Bosque no. 87  tel: 3527-4948 – Pindamonhangaba.

            - LM Confecção: 3527-2837 / 99714-3925

 

*         DA PROGRAMAÇÃO:

 

Conforme calendário escolar (anexo) dispomos de 200 dias letivos de atividade escolar, que serão distribuídos em atividades de classe e extra- classe. Consideram-se dias festivos como dias letivos.

 .

*         DO CURRÍCULO:

 

Na Ed. Infantil Psicomotricidade, Música, Atividades Integradas de Linguagem, Matemática, Ciências Naturais e Sociais. Aulas de iniciação ao Inglês (Nível II e III.), Arte e Educação Física com professores específicos.

No Ensino Fundamental I as aulas são por disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História, Geografia,, Ciências Sociais.  Inglês, Arte e Educação Física com professores específicos. No 4º e 5º ano passam a 2 professores por áreas (3 matérias cada).

No Ensino Fundamental II as aulas são por disciplinas: Português/Produção de Texto, Matemática, Ciências (Noções de Física, Biologia e Química – no 9º. Ano), História, Geografia, Arte, Educação Física, Ciências Sociais/Filosofia, Inglês e Espanhol. 

No Ensino Médio as aulas são por disciplinas: Matemática, Química, Física (ambas com 2 frentes) Português, Redação Arte , Biologia, História,  Geografia,  Filosofia, Sociologia , Ed.  Física,  Inglês, Espanhol e Atualidades.

                       

*         ATIVIDADES EXTRA-CLASSE PROGRAMADAS PARA 2017 (2 passeios)

 

São definidos em média dois passeios anuais, um em cada semestre.

1º. Semestre: Pedagógico / Socialização

A decidir

2º. Semestre: Lazer / Socialização

A decidir         

 

*         DO MATERIAL DIDÁTICO:

                 

Em 2017 continuamos a parceria com o SISTEMA COC DE ENSINO, (site: www.coc.com.br). O COC mantém parcerias em todo Brasil e 7 escolas no Japão. A metodologia do COIN se identifica com a do COC; visa informação e formação (conhecimento, valores e atitude). Uma marca construída com muita experiência e tradição de mais de 50 anos no mercado educacional. Ser parceiro COC é ter um mundo de inovações e tecnologias da Educação Infantil à Universidade. 

A marca COC foi comprada em 2011 pela Editora Pearson (Inglesa), a maior editora do mundo, responsável por 70% de livros didáticos principalmente de línguas, 18% de revistas e 12% de Jornais  em vários países.

 

·       Por favor, trazer lista completa de material escolar de papelaria.

 

*         DOS PROJETOS:      

           

Projeto Anual (Meio Ambiente / Valores). No ano de 2017 vamos seguir a programação da UNESCO, Com o tema “Sustentabilidade no Turismo” (participam todos os alunos)

·       Educação Infantil: Projeto Literatura - Cantigas

·       Ensino Fundamental: Projeto Literatura - Ciranda do Livro/Teatro

·       Ensino Médio: Livro de Literatura a ser definido pela professora de Literatura .

Início do projeto de literatura a partir de 20 de março.

 Fundamental: Cada aluno deverá adquirir apenas um livro de leitura que será comprado na escola com valor médio entre R$ 30,00 a R$ 40,00 reais e este circulará entre os alunos e ao final cada um lerá em médio 4 livros no ano.

No ensino médio deverá seguir orientações do professor de Português/ Literatura

 

 

 

*         DA AVALIAÇÃO:

  

A avaliação do rendimento será feita segundo nosso Regimento Interno, que se encontra a    disposição dos pais na Coordenação do Colégio, e serão considerados dois aspectos:

a)            Informativa: que abrange os conteúdos programáticos das diferentes atividades ou disciplinas.

b)            Formativa: que abrange a conduta, assiduidade, pontualidade, relacionamento, disciplina, etc.

                         

PARADIGMAS PARA AVALIAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

 

9 à 10

Atingiu plenamente os objetivos

7 à 8

Atingiu satisfatoriamente os objetivos

5 à 6

Atingiu parcialmente os objetivos

0 à 4,99

Não atingiu os objetivos

 

                                                             

*         COMPOSIÇÃO DAS NOTAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

ü   As notas são fechadas a cada bimestre.

ü   A cada bimestre os alunos fazem três avaliações.

 

1)      TESTE TAREFA – TT (peso 10)

 

Teste interdisciplinar num total de 05 testes no bimestre com 02 questões por disciplina e a cada teste haverá duas questões dissertativas por disciplina na seguinte ordem: História, Geografia, Português, Ciências e Matemática. Os pontos serão somados em cada disciplina.

 

2)      AVALIAÇÃO MENSAL – AM (peso 07 + 03 conceito, trabalhos, listas, sínteses, etc)

 

Avaliação mensal do grupo já estudado, valendo 07 pontos sendo somados mais 03 pontos decorrentes de atividades realizadas (exercícios propostos, tarefas, sínteses, listas de exercícios ou algum trabalho individual ou em dupla, participação, empenho e disciplina em sala de aula).

 

 

3)      AVALIAÇÃO BIMESTRAL – AB (peso 10)

 

Avaliação realizada ao final de cada bimestre com a conclusão dos grupos com questões contextualizadas, diversificadas e dissertativas.

OBS: Na disciplina de Matemática é considerado ainda, em cada bimestre, a apresentação das listas de exercícios (AL). Assim, dada a importância da disciplina no Ensino Fundamental II, em todos bimestres são considerados 04 conceitos.

O COIN despõe de 06 aulas semanais de Matemática (maior carga horária).

 

*         RESUMO DA COMPOSIÇÃO DAS MÉDIAS DOS BIMESTRES DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

 


TT + AM + AB          Média bimestral

 


         3             

 

Disciplina: Matemática (Fund. II)

 

 

 

TT  +  AM  +  AB  +  AL        Média bimestral  

            4                         

 

Disciplinas: Inglês, Espanhol, Ciências Sociais, Arte e Educação Física

 

 


AM  +  AB          Média bimestral

        2                 

 

 

*         RESUMO COMPOSIÇÃO DAS NOTAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

 

ü   As notas são fechadas a cada bimestre.

ü   A cada bimestre os alunos fazem três avaliações.

 

 

 

 

 

1)      AVALIAÇÃO SEMANAL – PT (Prova Teste) (peso 1)

 

 

Inclui questões de todas as matérias com exceção de Educação Física, Redação e Arte (trabalhos + provão). As questões de teste valem de 01 a 02 pontos alternando a cada semana e vão sendo somadas por disciplina.

 

2)      PROVA ABERTA - PA (peso 2)

Nesta avaliação, a cada semana, há a prova da vez, chamada prova aberta (PA) de cada matéria isolada com 8 questões (valendo 8,0 pontos) e haverá um trabalho (valendo 2,0 pontos).

 

 

 

3)      AVALIAÇÃO BIMESTRAL – PROVÃO - (peso 3)

 

 

Avaliação bimestral por cada disciplina isolada, com questões diversificadas (dissertativas e de múltipla escolha). A média apurada por bimestre é ponderada, ou seja, leva em consideração o peso de cada uma das avaliações. É determinada pela seguinte expressão:

 

PT + 2.PA + 3.PROVÃO   = Média bimestral

 


                6            

OBS: No 2º e 4º bimestres é considerada uma 4º nota referente aos trabalhos nas feiras, dentro das matérias selecionadas pelos alunos para apresentação do trabalho e tem foco principal no desenvolvimento das habilidades e competências (o saber fazer) .

 

A média considerada para aprovação é 6 (seis), para o Ensino Fundamental e Médio, somadas as notas dos quatro bimestres deverá alcançar um total de 24 pontos.

Caso contrário, após a recuperação, não atingindo a média 6 (seis), irá para exame final e terá que tirar nota mínima igual a 6 (seis) para aprovação para a série seguinte. O aluno poderá ir para Exame Final de no máximo 3 (três) disciplinas.

 

*         AVALIAÇÃO NACIONAL

        

                 O COC faz uma avaliação nacional por bimestre cuja correção é feita pelo próprio Sistema de Ensino. É emitido um percentual de aproveitamento a nível nacional (Ranking Nacional) a partir do 4º ano do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio. As avaliações ocorrem em dias determinados pelo COC durante o período de aulas. Os alunos não devem faltar (considera-se conceito).

                No Ensino Médio ocorrem 8 simulados no decorrer do ano, com o objetivo de preparar os alunos COC para o ENEM e grandes vestibulares.

 

*         PROVAS DE 2º CHAMADA

            

                 Em caso de falta no dia da avaliação, o responsável deverá, dentro de 48 horas (máximo), requerer a 2ª chamada com o pagamento de R$ 20,00. Em caso de doença não será cobrado. Para tal, deverá apresentar o atestado médico.

                       

 

*         DAS TAREFAS

          

                 O objetivo é que os alunos realizem suas tarefas diariamente (no livro -  parte de exercícios propostos) obedecendo ao quadro de tarefas que será  enviado para os alunos do Ensino Fundamental e os alunos do Ensino Médio seguirão determinações especificas dos professores e deverão acompanhar o auto estudo no livro.

Matéria dada matéria estudada.

                      Os alunos podem contar com acompanhamento pelo SITE do COC, e através do livro eletrônico também disponível no site. O COC é o único material que disponibiliza professores no site para dúvidas.         

                Os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio têm plantões de dúvida online através do site do COC.

            Os pais, nas reuniões bimestrais, receberão o boletim do seu filho com notas e conceitos que deverá ser assinado e devolvido à escola. Também será disponibilizado via internet.

As avaliações de tarefa (TT) com a nota serão entregues aos alunos até quinze dias após a realização das mesmas para que os alunos possam fazer as somatórias.  Acompanhando seu próprio desempenho, para ir melhorando.

           

*         DA RECUPERAÇÃO

 

                                                         O aluno que após reforço dado paralelamente durante o desenvolvimento das aulas continuar com média insuficiente após avaliações, deverá frequentar aulas de recuperação no final de cada bimestre e fará uma avaliação que terá média máxima de seis. Haverá plantão de matemática para os alunos do Ensino Fundamental II e Médio. O COIN desenvolve um foco muito grande nas matérias de Ciências Exatas.   

Plantão de dúvidas para o Ensino Fundamental II e Médio seguirá horário posteriormente.

Em fevereiro haverá aulas em contra turno para nivelamento das turmas (alunos novos / e com necessidade de reforço).

 

*         DA EDUCAÇÃO FÍSICA

                       

 

Segundo determinação legal no Ensino Fundamental e Médio as aulas de Educação Física são obrigatórias para todos os alunos. As dispensas serão válidas quando dadas por autorização médica ou substituídas por prática de algum esporte de forma assídua, alunos que tenham alguma limitação de saúde para a prática de exercícios físicos deverão trazer atestado médico.

 

O ALUNO DEVERÁ VIR DE UNIFORME E USAR TÊNIS. Não é permitido participar das aulas com chinelos, tamancos ou sandálias.

Deverá frequentar no mínimo 75% sob pena de ficar RETIDO.

 

*         DAS REUNIÕES

           

Os responsáveis deverão comparecer à escola nas reuniões marcadas.

A nossa primeira Reunião com a Direção, Coordenação e apresentação dos Professores será marcada e bilhetes informativos serão encaminhados posteriormente.

       

*         DO ATENDIMENTO AOS PAIS

 

A permanência dos responsáveis nas salas de aula só será permitida em casos especiais e no período de adaptação da Educação Infantil. Para conversar com os professores responsáveis por seus filhos ficam reservados 20 minutos de cada sexta-feira na saída, excluída a última sexta-feira de cada mês, tendo em vista a reunião dos professores. Este encontro deverá ser requerido pelo pai na agenda ou marcado pelo professor quando necessário.

 

*          DO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO E PSICOPEDAGÓGICO

 

Em caso de atendimento pela Coordenação, deverá ser marcado um horário. Assim, pedimos aos pais e responsáveis que respondam a ficha de anamnese e de saúde do aluno e envie para a escola para um melhor acompanhamento. O horário para atendimento não deve ultrapassar  30 minutos.

 

*         O AFASTAMENTO DO ALUNO

 

Se o aluno vier a sair da escola antes do término do ano letivo, o responsável deverá avisar com antecedência de 30 dias. O não comunicado implicará no pagamento da mensalidade referente ao mês subsequente. Como também a responsabilidade pelo Material Didático no bimestre em curso. Caso também solicitar a saída do aluno a partir do quarto trimestre (mês de outubro), deverá pagar 15 dias do mês de dezembro.

 

*         DO LANCHE

 

 

Dispomos de uma  cantina independente. Pedimos que as mães que não adotarem o lanche da Cantina, que evitem frituras e refrigerantes constantes, pois o lanche escolar tem como objetivo a boa orientação alimentar. Qualquer duvida poderá ser marcado um horário com a Sra. Débora Nochang, responsável pela cantina.

 

*         DOS ANIVERSÁRIOS

 

                       

Serão comemorados na última sexta-feira de cada mês. Os aniversariantes de cada sala, sendo combinado com cada mãe, a responsabilidade do bolo, doces e ou salgados e refrigerante para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Os pais interessados deverão entrar em contato com a secretaria, com antecedência de uma semana, no mínimo.

 

 

 

 

*         DO MATERIAL DE HIGIENE  

 

A mãe deverá providenciar uma necessaire para material de higiene, com escova dental, pasta dental, toalhinha de boca, um avental e uma troca de roupa, guardanapo para forrar a mesa na hora do lanche. Esse material deverá vir com o aluno diariamente de todas as séries. Todo material deverá ser marcado o nome do aluno. A bolsa higiene deverá ser inclusive para o fundamental.

     

DIA DO BRINQUEDO: a criança poderá trazer um brinquedo apenas nas 6ª feiras.      

      

O USO DE CELULAR E SIMILAR É PROIBIDO DURANTE AS AULAS SOB PENA DE ADVERTÊNCIA.

A ESCOLA DISPONIBILIZA O USO DE TECNOLOGIA COM ORIENTAÇÃO PARA ESTUDO.      

            

 

*         DAS ATIIVIDADES OPCIONAIS

 

- Dança: terças-feiras no horário das 12h30m as 13h fundamental I e das 13h  as 13h30m ed. Infantil (gratuita).

- Futsal: Sexta-feira: 17h00m às 17h30m (1ªturma) / 17h30m as 18h00 (2ª turma) de 07 anos aos 12 anos (aulas gratuitas) no máximo 28 alunos.

- Teatro: no último bimestre para fechamento do projeto Literatura (gratuita)   

- Fundamental II: Xadrez em um horário de  educação física (gratuita dentro dos horários da aula)

  Seguirá posteriormente bilhete para autorização da participação do aluno.

 

*       PARCERIAS: descontos especiais

- Curso de Inglês YAZIGI:  35% turmas até 10 alunos do COIN

- Robótica: Informações posteriores

 

DISCIPLINA ESCOLAR - pela transgressão as normas regimentais estarão sujeitos admoestação verbal; repreensão escrita; suspensão das aulas até 03 dias; transferência compulsória. O aluno que levar a advertência escrita só entrará na escola mediante a assinatura do responsável.

 

Horário de funcionamento da secretaria: 2ª feira a 6ªfeira das 7h45 às 12h e das 13h00 às 17h00.

Para atendimento da Coordenação ou Direção favor marcar um horário com antecedência na secretaria. 

Para pagamento pedimos que efetuem os pagamentos das mensalidades no banco.

 

*         DA SAÍDA DOS ALUNOS:

 

Os alunos só poderão sair da escola com autorização dos pais, os alunos que irão embora sozinhos os pais deverão assinar a autorização anexa a esta circular e enviar para escola, inclusive com quem está autorizado a retira-lo.

 

Órgãos do Colégio:

Secretaria (3645-5010)

Administrativo/Financeiro (3527-5749).

                       

 

“A escola verdadeira, aquela que idealizamos, com objetivos profundos e duradouros, é a que possibilita a formação do indivíduo com a consciência crítica e pessoas que pensam, refletem e agem buscando soluções para suas próprias dúvidas, sabendo o que é, e a sociedade em que vivem, em prol do bem comum”.

                    

"A semente pode ser pequena mas se plantada e cuidada corretamente pode se transformar numa grande árvore com frutos doces e suculentos. Tudo depende da mão do semeador. O poder de criar e transformar está nas mesmas mãos que colhem os frutos."

(Luis Alves, personal coach)

 

 

 

Srs. Responsáveis contamos com vocês nessa nossa caminhada.

                                                                  

Atenciosamente.

 

A Direção

 






Desenvolvido por GRUPO NETCOM SERVICES